Pular para o conteúdo principal

5 sinais de que você é um legalista miserável

 


Você é um legalista miserável?

O que exatamente é legalismo? Uma definição simples é:

Legalismo é qualquer tentativa de obter aceitação ou perdão de Deus por meio de suas próprias obras ou méritos.


Deixe-me dizer uma coisa sobre ser um cristão legalista: é um pecado miserável.

Há certos pecados que chamo de “pecados da felicidade” porque, embora sejam errados, pelo menos dão a você alguma forma de prazer. Mas ser legalista não é um pecado feliz.

Isso suga sua vida, esgota sua alegria e torna seu relacionamento com Deus um pesadelo absoluto. E mais do que qualquer outra coisa, desagrada a Deus.

E embora você conheça a definição técnica do dicionário, estou começando a aprender que o legalismo (e ser legalista) é muito mais fino e escorregadio. Ele aparece em lugares estranhos, inesperados e indesejáveis.

Ele desliza para os cantos e recantos do meu coração. É um vigarista especialista, fingindo ser meu amigo e me convencendo a desistir da graça gratuita de Deus por um fardo muito mais pesado.

Não é algo para ser considerado levianamente. Quando sou legalista, estou dizendo que o sacrifício de Jesus não foi o suficiente e que preciso acrescentar algumas de minhas boas obras para garantir minha posição correta diante de Deus. Deus odeia o legalismo porque menospreza sua grande obra de salvação.

Mas como saber se você é legalista? Como alguém que tem bastante experiência na área do legalismo, deixe-me esboçar os sintomas bem conhecidos do legalismo.

1. Uma pessoa legalista fica zangada quando os outros recebem graça

Você se lembra da história que Jesus contou sobre os trabalhadores da vinha? Alguns trabalharam o dia todo, estourando sob o sol quente depois de serem informados que receberiam o salário de um dia. Outros trabalharam meio dia, alguns trabalharam um quarto do dia e alguns trabalharam apenas uma hora.

No final do dia, todos receberam o mesmo salário. Os homens que trabalharam o dia todo estavam seriamente irritados:

 

Agora, quando os primeiros contratados chegaram, eles pensaram que receberiam mais, mas cada um deles também recebeu um denário. E ao recebê-lo reclamaram do dono da casa ... ( Mateus 20: 10-11 )

 

Os trabalhadores achavam que  mereciam  mais porque  trabalharam  mais. Era matemática e economia simples para eles. É assim que funciona o legalismo. Quando você é legalista, tudo deve ser igual.

Eles ficaram com raiva do mestre por ser gentil com aqueles que trabalharam apenas uma hora. Mesmo recebendo um salário completamente justo, eles ficavam furiosos porque aqueles que trabalhavam menos recebiam  mais do  que uma parte justa (pelo menos aos olhos deles).

Quando eles viram graça, isso os irritou. Por serem legalistas, eles queriam que todos recebessem na proporção exata do valor que trabalharam. O legalismo não tem espaço para Deus abençoar uma pessoa quando ela não "merece".

2. Uma pessoa legalista avalia constantemente se está recebendo um tratamento justo

Depois que o filho pródigo voltou para casa, seu pai deu uma grande festa para comemorar seu retorno. Um bezerro gordo foi abatido, um anel foi dado e todos dançaram de alegria. Gosto de imaginar um pouco de karaokê também.

Todos estavam em êxtase, exceto o irmão mais velho (o primogênito legalista típico - como eu).

Ele reclamou do pai:

 

Veja, por muitos anos eu o servi, e nunca desobedeci ao seu comando, mas você nunca me deu um cabrito, para que eu pudesse comemorar com meus amigos. Mas quando este seu filho veio, que devorou ​​sua propriedade com prostitutas, você matou o bezerro cevado para ele! ' Lc 15: 29-30 )

 

O irmão mais velho ficou com raiva porque o irmão mais novo  não  recebeu o que merecia. Ele recebeu  graça e misericórdia . Ele tem uma festa. Ele teve uma recepção feliz e um bezerro e um anel, mesmo tendo perdido toda a sua herança com mulheres soltas, bebida e sendo a vida da festa.

O irmão mais velho e legalista nunca tinha dado uma festa, e isso realmente o incomodava. Ele sempre seguiu as ordens de seu pai ao pé da letra, e ainda assim aqui estava seu pai  correndo  para celebrar o irmão mais novo.

Algo estava invertido nisso. Como o irmão mais velho era legalista, ficava louco que seu irmão estivesse sendo abençoado quando deveria ter sido punido.

O legalismo nos transforma em contadores abençoados. Vemos as bênçãos que Deus deu a outros e sentimos que Deus cometeu um erro de contabilidade. Que de alguma forma Deus se esqueceu de nos dar o salário que  merecemos . Que nossa obediência ganhou uma quantia específica de Deus e que Deus não entregou essa quantia.

Quando somos cristãos legalistas, pesamos nossa obediência contra nossas bênçãos e chegamos à conclusão de que nossa obediência supera o que recebemos.

3. Uma pessoa legalista se compara constantemente com outras pessoas

Jesus contou a história de um fariseu legalista e um cobrador de impostos perverso que entrou no templo.

O fariseu ficou alto e orgulhoso diante de Deus e orou:

Deus, agradeço-te que não sou como os outros homens, extorsionários, injustos, adúlteros ou mesmo como este publicano. Jejuo duas vezes por semana; Eu dou o dízimo de tudo o que recebo ( Lc 18: 11-12 ).

Não é exatamente uma oração, mas sim uma proclamação. O fariseu olhou para o cobrador de impostos, sentiu um frio arrepio moral percorrer sua espinha e agradeceu apaixonadamente a Deus por ele não ser como aquele desgraçado ímpio.

coletor de impostos , por sua vez, não conseguia nem erguer o olhar para o céu. Ele ficou tão arrasado com o peso de seu pecado que não ousou erguer os olhos para Deus.

Em vez disso, ele bateu no peito e implorou a Deus por misericórdia.

No final da história, Jesus largou o microfone dizendo: “Eu lhe digo, este homem desceu justificado para sua casa, e não o outro. Pois todo aquele que se exalta será humilhado, mas aquele que se humilha será exaltado. ”

Os fariseus legalistas teriam sido golpeados por esta declaração. Posso imaginá-los bufando e bufando: “O que você quer dizer com o cobrador de impostos foi para casa justificado em vez de fariseu? Os cobradores de impostos vivem muito com o dinheiro que roubam de judeus inocentes. Os coletores de impostos se venderam ao governo romano pagão. Como o cobrador de impostos poderia ser justificado e não o fariseu? ”

O fariseu da história confiou em seu jejum, dízimo, oração e benevolência para justificá-lo diante de Deus. Isso é legalismo clássico. Nenhuma surpresa nisso.

Mas qual foi o sinal revelador do legalismo do fariseu? Ele se comparou ao coletor de impostos e o desprezou.

"Deus, obrigada por não ser como aquele homem!"

Claro, você e eu provavelmente diremos: "Mas eu não sou como o fariseu!"

Sim. Não tenho tanta certeza disso. Quantas vezes dissemos: "Senhor, eu te agradeço que eu ..."

  • Não goste dessa pessoa.
  • Não ensine meus filhos como eles.
  • Não chegue atrasado à igreja todas as semanas como aquela família.
  • Não gaste meu dinheiro como ele.
  • Sirva com mais freqüência do que ela.
  • Não assista aos mesmos filmes que eles.
  • Manter-me em melhor forma do que ele.
  • E assim por diante ...

Quando comparo minhas conquistas morais com as de outra pessoa e então obtenho satisfação com a diferença, isso é legalismo! Estou basicamente dizendo: "Deus, obrigado porque sou mais justo do que essa pessoa!"

4. Uma pessoa legalista não tem alegria

É impossível ser legalista e alegre ao mesmo tempo. A alegria vem por saber que seus pecados estão perdoados, a miséria vem por tentar obter o perdão de Deus. Com o evangelho vem uma grande liberdade, e com essa liberdade vem uma grande alegria.

Ser um cristão legalista e ter alegria simplesmente não combinam.

No  Salmo 32: 1 , Davi escreveu:

Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto.

Quando você realmente entende a profundidade de sua pecaminosidade e a extensão de seu perdão, o resultado é alegria. Como você pode não sentir alegria quando percebe que TODOS os seus pecados estão completa e totalmente perdoados? Quando você percebe que a ira de Deus por seus pecados foi completamente satisfeita e agora tudo o que resta é misericórdia, o resultado é uma alegria profundamente profunda.

Uma pessoa legalista não perde muito tempo pensando no incrível perdão que recebeu de Deus. Em vez disso, eles estão focados em tudo o que fizeram (ou deixaram de fazer) para Deus.

O legalismo é o ladrão da alegria. Em vez de se concentrar na obra consumada de Cristo, a pessoa legalista está constantemente focada no que ela deve fazer.

O resultado é uma profunda falta de alegria.

Não posso deixar de pensar no hino clássico " Está bem com minha alma ", que diz:

Meu pecado, oh, a bem-aventurança deste pensamento glorioso
Meu pecado, não em parte, mas no todo,
Está pregado na cruz e não o suporto mais,
Louvado seja o Senhor, louvado seja o Senhor, ó minha alma

Esta não é a experiência do cristão legalista. Eles não experimentam a explosão de alma que vem com a compreensão de que todos os seus pecados foram perdoados.

5. Uma pessoa legalista sente que Deus nunca está feliz com ela

Ser legalista é uma coisa estranha. Em algumas pessoas, isso se manifesta como se elas  merecessem  algo de Deus por causa das boas obras que fizeram (ver: Fariseus).

Mas em outros (como eu), aparece como se Deus nunca estivesse feliz com eles. Como se eles nunca pudessem fazer boas ações o suficiente para fazer Deus amá-los. Como se eles tivessem que ganhar o favor de Deus em vez de recebê-lo gratuitamente por meio da obra consumada de Jesus Cristo.

Sim, você sabe que, tecnicamente, Deus o aceita por causa da morte de Jesus por você. Mas só porque Deus aceita você não significa que ele tem que ser feliz com você. Você sente que entrou no reino de Deus por meio de um tecnicismo ou lacuna, e agora ele apenas o tolera, como uma espécie de oficial de justiça divino.

Você sempre tem essa culpa vaga e persistente que vem de sentir que não está fazendo o suficiente para Deus. Você não está evangelizando, orando ou lendo sua Bíblia o suficiente. Você deveria estar jejuando mais e servindo mais. Lembra daquela vez que você pôde descansar na presença de Deus? Oh espere, isso nunca aconteceu porque você não pode descansar, você precisa fazer mais.

Charles Spurgeon  descreveu você bem quando disse:

O pobre pecador tentando ser salvo pela lei é como um cavalo cego dando voltas e mais voltas em um moinho, e nunca dando um passo adiante, mas apenas sendo açoitado continuamente. Quanto mais rápido ele vai, quanto mais trabalho ele faz, mais ele fica cansado.

A solução para o legalismo

Então, o que você deve fazer se estiver chafurdando na lama do legalismo? Como você pode escapar da miséria de ser legalista? Como você pode quebrar as cadeias insidiosas do legalismo?

Correndo o risco de simplificar demais, a solução é sempre e sempre o evangelho. Para se livrar do veneno do legalismo, você deve beber profundamente do antídoto do evangelho. E esse beber profundo deve acontecer em uma base constante, não apenas de vez em quando.

Em seu livro  The Discipline of Grace , Jerry Bridges coloca assim:

Se quisermos perseverar como discípulos comprometidos de Jesus Cristo ao longo de nossas vidas, devemos sempre manter o evangelho do perdão de Deus por meio de Cristo diante de nós.

Ou, como disse Robert Murray McCheyne, “Para cada olhar para si mesmo, dê 10 olhares para Cristo”.

Você é legalista? A solução é olhar constante, consistente e implacavelmente para Cristo e sua obra consumada em seu favor. Somente em Cristo existe uma verdadeira liberdade das cadeias do legalismo.

Postagens mais visitadas deste blog

CARACTERÍSTICAS DE UMA IGREJA MISSIONÁRIA

A. UMA IGREJA MISSIONÁRIA DEIXA UNM LEGADO PARA SI MESMA E PARA CRISTO, ATOS. 11:26 b, "... 26 e os discípulos foram chamados cristãos primeiro em Antioquia. "   1. A jovem igreja em Antioquia era uma curiosa mistura de Judeus e gentios . Mas é significativo que aqui eles foram chamados por primeiro os crentes cristãos, porque eles tinham um elo comum, a fé em Cristo , que é mais poderoso a barreira de raça, cultura e linguagem. Cristo pode atravessar todas as fronteiras e unificar o pessoas.   2. Esta igreja deixou um grande legado para Cristo e eles mesmo. Eles foram os primeiros a receber o nome de Cristãos, que era um apelido que os perdidos colocavam. Os crentes tomou o nome de Cristãos começaram a usar para se referir a si mesmos e se tornou em nome de todos os seguidores de Cristo.   3. Irmãos de uma igreja que leva a sério o trabalho da missão Pode deixar um grande legado para Cristo e para eles , consiste de outras Igrejas fundadas e almas arr

Já conversou com o seu filho hoje?

Muitos dos problemas na relação entre pais e filhos se devem à falhas na comunicação. Em muitos momentos os pais não compreendem e se preocupam com algumas atitudes dos filhos. Nesta situação, o diálogo é um caminho fundamental para que exista maior participação e integração com os filhos. Existem porem várias formas de diálogo e os pais devem estar atentos a isso. Muitas vezes inclusive o silêncio é uma forma de expressão que deve ser respeitada e compreendida, e em outros momentos longos papos que revelem idéias e emoções podem fluir naturalmente. Comunicar implica em saber ouvir, perceber e compreender as varias maneiras de expressão de uma pessoa, que revelam suas emoções, idéias, vontades etc. assim como tentar ser percebido e compreendido em nossa forma de expressão. As crianças pequenas por exemplo, tem seu universo particular de comunicação.Não poderíamos esperar que uma criança de cinco anos conversasse transmitindo organização e maturidade de pensamentos

NOÇÕES DE HERMENÊUTICA

INTRODUÇÃO Diz-se que a palavra hermenêutica BÍBLICA deve sua origem no nome de Hermes, o deus grego que servia de mensageiro dos deuses, transmitindo e interpretando suas comunicações aos seus afortunados ou, com freqüência desafortunados destinatários. Em seu significado técnico, muitas vezes se define a hermenêutica como a ciência e arte de interpretação bíblica.Considera-se a hermenêutica como ciência porque ela tem normas ou regras, e essas podem ser classificadas num sistema ordenado.… considerada como arte porque a comunicação é flexível e portanto uma aplicação mecânica e rígida das regras às vezes distorcerá o verdadeiro sentido de uma comunicação.A teoria hermenêutica divide-se, às vezes em duas subcategorias - a hermenêutica geral e a especial. Hermenêutica geral é o estudo das regras que regem a interpretação do texto bíblico inteiro. Incluem os tópicos das análises histórico-cultural, léxico-sintática, contextual, e teológica. Hermenêutica especial é o estudo das regras