Pular para o conteúdo principal

"Os jenízaros chegaram!"

Hoje a palavra "jenízaro" não nos diz nada. Mas houve um tempo em que a mera menção desse nome encheu os corações de muitas pessoas de terror e medo.

Os jenízaros eram as unidades de infantaria do Império Otomano, um corpo de elite dentro do exército turco.
Mas a peculiaridade desse grupo de guerreiros é que nenhum deles era muçulmano de nascimento; a maioria havia nascido nos lares de pais que professavam a fé cristã, mas haviam sido seqüestrados ou tomados como prisioneiros de guerra quando ainda eram crianças, para serem treinados no Islã e na arte da guerra.
Em 1453, os jenízaros fizeram parte do exército de Muhammad II, o sultão que conquistou Constantinopla, o último bastião com influência cristã no império romano oriental. O exército turco cercou a cidade por várias semanas, até que finalmente seus habitantes não puderam mais protegê-la. Mas quando tentaram fugir, muitos caíram nas mãos desses combatentes islâmicos que nasceram em "lares cristãos".
Infelizmente, esta história está se repetindo novamente; ainda há jenízaros entre nós, como alguém disse recentemente, "a única coisa que desta vez não foi sequestrada pelos otomanos, mas pelas escolas humanistas". Assim como os turcos conquistaram Constantinopla em 1453, também o humanismo e o secularismo assumiram o controle. as escolas e universidades, agora também sitiadas pela pós-modernidade.
E os resultados são visíveis, não apenas moralmente, mas também intelectuais e acadêmicos. A educação atual está em crise e nada parece indicar que a situação será melhor no futuro próximo. Mas sentar-se para se arrepender também não fará diferença. Não podemos permanecer como meros espectadores, assistindo horrorizados o que está acontecendo ao nosso redor.
Nossos lares, nossas escolas e nossas igrejas devem se tornar fortalezas espirituais que defendem as mentes e os corações de nossos filhos e os equipam a pensar biblicamente, para que possam ser sal e luz no meio da geração em que viveram e viveram. ministro
Em sua segunda carta aos coríntios, o apóstolo Paulo nos fornece uma perspectiva clara do ministério cristão: “Porque as armas de nossas milícias não são carnais, mas poderosas em Deus para a destruição de fortalezas, derrubando argumentos e toda arrogância que surgir contra o conhecimento de Deus, e levando todo pensamento cativo à obediência a Cristo. ”
Estamos imersos em uma guerra de idéias, uma guerra pelo controle da mente. O inimigo usa mentiras para destruir, distorcendo os fatos ou dando a eles um novo significado que não está de acordo com a verdade de Deus. E nós, cristãos, não somos chamados a ser meros espectadores, mas a derrubar argumentos e toda arrogância que se levanta contra o conhecimento de Deus, onde quer que a descrença tenha levantado seu baluarte.
Nesse sentido, o que Norman De Jong diz, referindo-se às escolas cristãs, pode ser aplicado perfeitamente a pais e igrejas cristãs: “Devemos recapturar as idéias e pensamentos que foram invadidos pelo mundo e trazê-los de volta ao cativeiro de Cristo ... Nunca devemos conceder uma polegada quadrada do mundo de Deus às garras de Satanás, mas devemos derrubar argumentos e toda declaração falsa que surgir contra o conhecimento de Deus, tomar esses pensamentos cativos e levá-los à submissão de Jesus Cristo, o rei do universo ".
© Por Sugel Michelén.

Postagens mais visitadas deste blog

CARACTERÍSTICAS DE UMA IGREJA MISSIONÁRIA

A. UMA IGREJA MISSIONÁRIA DEIXA UNM LEGADO PARA SI MESMA E PARA CRISTO, ATOS. 11:26 b, "... 26 e os discípulos foram chamados cristãos primeiro em Antioquia. "   1. A jovem igreja em Antioquia era uma curiosa mistura de Judeus e gentios . Mas é significativo que aqui eles foram chamados por primeiro os crentes cristãos, porque eles tinham um elo comum, a fé em Cristo , que é mais poderoso a barreira de raça, cultura e linguagem. Cristo pode atravessar todas as fronteiras e unificar o pessoas.   2. Esta igreja deixou um grande legado para Cristo e eles mesmo. Eles foram os primeiros a receber o nome de Cristãos, que era um apelido que os perdidos colocavam. Os crentes tomou o nome de Cristãos começaram a usar para se referir a si mesmos e se tornou em nome de todos os seguidores de Cristo.   3. Irmãos de uma igreja que leva a sério o trabalho da missão Pode deixar um grande legado para Cristo e para eles , consiste de outras Igrejas fundadas e almas arr

Já conversou com o seu filho hoje?

Muitos dos problemas na relação entre pais e filhos se devem à falhas na comunicação. Em muitos momentos os pais não compreendem e se preocupam com algumas atitudes dos filhos. Nesta situação, o diálogo é um caminho fundamental para que exista maior participação e integração com os filhos. Existem porem várias formas de diálogo e os pais devem estar atentos a isso. Muitas vezes inclusive o silêncio é uma forma de expressão que deve ser respeitada e compreendida, e em outros momentos longos papos que revelem idéias e emoções podem fluir naturalmente. Comunicar implica em saber ouvir, perceber e compreender as varias maneiras de expressão de uma pessoa, que revelam suas emoções, idéias, vontades etc. assim como tentar ser percebido e compreendido em nossa forma de expressão. As crianças pequenas por exemplo, tem seu universo particular de comunicação.Não poderíamos esperar que uma criança de cinco anos conversasse transmitindo organização e maturidade de pensamentos

NOÇÕES DE HERMENÊUTICA

INTRODUÇÃO Diz-se que a palavra hermenêutica BÍBLICA deve sua origem no nome de Hermes, o deus grego que servia de mensageiro dos deuses, transmitindo e interpretando suas comunicações aos seus afortunados ou, com freqüência desafortunados destinatários. Em seu significado técnico, muitas vezes se define a hermenêutica como a ciência e arte de interpretação bíblica.Considera-se a hermenêutica como ciência porque ela tem normas ou regras, e essas podem ser classificadas num sistema ordenado.… considerada como arte porque a comunicação é flexível e portanto uma aplicação mecânica e rígida das regras às vezes distorcerá o verdadeiro sentido de uma comunicação.A teoria hermenêutica divide-se, às vezes em duas subcategorias - a hermenêutica geral e a especial. Hermenêutica geral é o estudo das regras que regem a interpretação do texto bíblico inteiro. Incluem os tópicos das análises histórico-cultural, léxico-sintática, contextual, e teológica. Hermenêutica especial é o estudo das regras