Bárbara
Helen Burns
Os
Propósitos e Alvos de Estudos em Grupos Pequenos
1. Verbalizar o conteúdo ajuda o
processo de aprendizagem. Se o aluno não é capaz de expressar em suas próprias
palavras aquilo que ouviu, não aprendeu de verdade.
2. Trabalhar em grupos ajuda a
completar o aprendizado. Outros podem contribuir com suas idéias para
enriquecer e firmar o ensino.
3. Um bom processo intelectual depende
de habilidade lingüística. Não é suficiente "se sentir bem" sobre o
assunto. O aluno tem que poder explicá-lo para outros.
4. Grupos pequenos ajudam cada pessoa a
se envolver no processo de aprendizado.
5. A repetição nas conversas do grupo
pequeno ajuda solidificar o aprendizado.
6. Grupos pequenos ajudam as pessoas a
descobrir e valorizar verdades, coma afirmação e valorização do grupo.
7. Grupos pequenos providenciam um
ambiente aconchegante, no qual a pessoa pode ser corrigida sem sentir vergonha.
8. Aprendizagem em grupos é importante
por causa da própria natureza da Igreja - uma comunidade.
9. Grupos estabelecem um fórum em que
os dons podem ser exercidos.
10. Trabalho em grupos ajuda na solução
de problemas; não é apenas decorar listas.
11. Trabalhar junto com outros permite
que o aluno faça uma interação pessoal com leituras e conceitos em um contexto
social, em vez de apenas ouvir a opinião do professor.
12. Trabalhar em grupos pequenos ajuda
o aluno mais inibido a se expressar.
13. Numa boa didática, as tarefas de
casa devem ser discutidas na aula seguinte. Trabalhos em grupos providenciam
esta oportunidade.
14. Jesus, Paulo, a Bíblia e a história
da Igreja são exemplos da importância dada ao aprendizado em grupos pequenos.
15. Ninguém tem toda a verdade. Os
grupos ajudam a completar os conhecimentos e atitudes.
16. Pequenos grupos fazem. São ativos, não passivos.
17. Trabalhar com grupos é uma maneira de ajudar o aluno a
focalizar-se num certo objetivo e chegar a conclusões mais objetivas e
concretas.
18. As conclusões são a propriedades do grupo. Isto faz com
que haja um compromisso sério pelo grupo ao conceito aprendido. É criada
convicção própria sobre a verdade.