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O Conceito de Discipulado de John Wesley


A igreja não muda o mundo quando gera convertidos, mas quando gera discípulos.
John Wesley
Acerca da necessidade do discipulado, ele escreveu em seu diário em 13/03/1743:
“Pelas terríveis condições que testemunhei aqui (e deveras em todas as partes da Inglaterra), estou cada vez mais convencido de que o diabo não deseja outra coisa senão isto: que o povo em qualquer parte seja meio acordado1, e depois deixado para cair no sono novamente. Portanto, estou resolvido, pela graça de Deus, a não iniciar o trabalho em qualquer lugar sem a probabilidade de conservá-lo”.
John Wesley era defensor do discipulado radical e era extremamente preocupado com a fé do novo convertido.


Sociedades
“Grupo de homens reunidos que buscam o poder da piedade, unidos para orarem juntos,receberem uma palavra de exortação e cuidado um do outro em amor, para que possam ajudar uns aos outros a desenvolver a sua salvação”.
* As sociedades não substituíam a igreja local;
* Membros de uma sociedade metodista poderiam ser expulsos se deixassem de freqüentar assiduamente a sua igreja local.

O que Wesley exigia das pessoas que desejassem freqüentar uma sociedade metodista?
“...um desejo de fugir da ira vindoura e ser salvo de seus pecados”.
O objetivo principal de Wesley era SANTIDADE. Daí darmos ênfase na doutrina da Inteira Santificação e defendê-la como bandeira da nossa denominação, Metodista Livre. Portanto, a grande motivação de Wesley era tornar as pessoas discípulos de Cristo e desejosos por uma vida de santidade. Com esse objetivo de santidade, Wesley acrescentou a essas sociedades três tipos de grupos pequenos: 1) classes; 2) grupos; 3) sociedades seletas.

1) Classes
* Grupo básico;
* Maneira de reabilitar novos convertidos dos hábitos de pecado formados durante a vida;
* Composto de 12 a 20 membros;
* Sob a direção de um líder leigo;
* Encontros semanais à noite, para ter flexibilidade nos horários dos trabalhadores;
* Propósito:
- Confissão mútua de pecados e prestação de contas;
- Visando crescimento e santidade
* Repartiam-se ingressos para participar da “Festa do Amor” (ceias) e para a reunião
seguinte;
1 Meio acordado: John Wesley classificava as pessoas que ouviam a mensagem e se interessavam por ela com esta expressão. Deixá-las cair no sono significava não dá-las o respaldo necessário para manterem-se despertas para o evangelho. Daí, sua ênfase em discipular.
* Membros que demonstravam repetidas fraquezas não recebiam os ingressos, porém,
demonstrando o arrependimento voltavam a participar das reuniões.
* Transgressores2 crônicos recebiam uma disciplina ainda mais severa, até mesmo a
expulsão.
2) Grupos
* Composto de 5 a 10 membros;
* Dividido por sexo;
* Propósito:
- Cuidado pastoral;
- Prestação de contas. Os grupos eram mais rígidos na prestação de contas
* Continham 6 regras:
1. Fazer encontros semanais;
2. Ser pontual;
3. Começar com louvor e oração;
4. Falar um de cada vez, em ordem, livre e diretamente o verdadeiro estado de nossa alma e com falhas que cometemos em pensamentos, palavras ou ações, e as tentações que sentimos desde o último encontro;
5. Terminar os encontros orando individualmente pelos membros;
6. Uma pessoa fala do seu estado primeiro e as outras fazem perguntas inquiridoras sobre tentações e pecados a esta mesma pessoa.
3) Sociedades seletas
* Eram grupos mais especializados. Maternidade de líderes futuros;
* Regras:
- Manter extrema confidencialidade;
- Ter absoluta submissão ao líder em todas as coisas;
- Vida comunitária intensa com contribuição de dinheiros que sobravam dos seus ordenados.
Howard Snyder3 estima que por volta de 1800, os metodistas tinham mais de 100.000
membros e 10.000 líderes, daí a necessidade de líderes leigos. Estes pregavam, ensinavam, aconselhavam e tinham muita força de vontade, apesar de pouco conhecimento teológico. O foco era SANTIDADE. 
Pr. Rodrigo R Lima

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