Pular para o conteúdo principal

Série missões: Os Povos não Alcançados


Leia o Seguinte Livro em Sua Bíblia
Jonas. (todo o livro)

Este é o Versículo para Ser Memorizado
E este evangelho do reino será pregado em todo o Mundo, em testemunho a todas as nações, (etnias), e então virá o fim. Mateus 24:14
Mateus 28:19 diz para irmos e fazermos discípulos de todas as nações ou ‘etnia’, significando grupos de pessoas que estão provavelmente juntas pela história, língua e cultura comuns. De acordo com Atos 1:8 temos três campos para irmos e trabalharmos neles.

Jerusalém significa nossa casa onde pessoas como nós, falam a nossa língua e onde conhecemos os nossos caminhos.
Judéia e Samaria estão próximas, onde as pessoas são semelhantes a nós, mas a cultura e o dialeto são um pouco diferentes e pode haver um pouco de preconceito.
Os Confins da Terra onde as pessoas são muito diferentes na sua cultura, clima, estilo de vida, religião e idioma.

A idéia é que trabalhemos em todas as 3 áreas ao mesmo tempo. Obviamente podemos fazer mais em nossa 'Jerusalém', porque ali somos fortes em mão-de-obra, materiais e dinheiro. Podemos fazer menos em nossa Judéia e Samaria, e nos confins da terra nos encontraremos muito limitados.

Alguns acham que deveríamos cristianizar nossa Jerusalém antes de sair. Se isto tivesse acontecido então, a igreja teria permanecido ainda na cidade de Jerusalém, que ainda é hoje, uma das cidades mais resistentes ao evangelho na terra.

1. Vamos Dar Uma Nova Olhada Em Nosso Mundo
Vamos dividir o Mundo em 3 partes:
Mundo A – tem uma Abundância de pessoas não alcançadas!
Mundo B – onde as pessoas vivem Bem ao lado dos Cristãos que são sal e luz.
Mundo C – O Mundo Cristão, repleto com testemunhas do evangelho, recursos e obreiros.

2. O Mundo a é o Mundo Não Evangelizado.
Tipicamente de 0 a 0,05% de cristãos, ocupa cerca de 66% do Mundo, com 3 bilhões de habitantes, nas 55 nações menos evangelizadas, países como Afeganistão, Síria, Maldivas, Saara Ocidental, Coréia do Norte, Djibuti, Uzbequistão.

A Janela 10/40
Às vezes as pessoas chamam a ‘janela10/40’, de Mundo A, porque geograficamente estende-se entre os graus 10º N e 40º N a partir do Equador, e vai da África Ocidental ao Japão. Dentro da Janela vive a maioria das pessoas perdidas e mais pobres do Mundo.

A Rota da Seda
Na janela 10/40 situa-se a antiga Rota da Seda que já em 1.000 AC ligava a Europa ao longínquo oriente. Ao longo dela os eventos bíblicos aconteceram, as antigas civilizações surgiram, e as grandes religiões do Hinduismo, Budismo e Cristianismo viajaram por ela juntamente com os comerciantes. A última foi o Islamismo, que explica porque esta região atualmente é muito resistente ao evangelho. A maioria dos pobres do Mundo também vive ao longo da Rota da Seda, o que não é nenhuma coincidência. Alguns crêem que a Rota da Seda também será o caminho em que muitos novos missionários chineses viajarão para levar o evangelho de volta à Galiléia.

3. Como você Alcançaria o Mundo 'A'?
Embora distante das igrejas ocidentais, Deus estabeleceu muitas novas igrejas no Mundo em desenvolvimento, próximas desses povos não alcançados. Para um ocidental, missões aos povos não alcançados requerem anos de treinamento, aprendizado de idiomas e de adaptação. Mas para um crente indiano, chinês ou africano, estes últimos povos não alcançados remanescentes são seus vizinhos próximos e podem inclusive compartilhar uma cultura ou língua similar.

Uma das melhores coisas que uma igreja ocidental pode fazer é ajudar uma igreja do mundo em desenvolvimento e a melhor coisa que uma igreja do mundo em desenvolvimento pode fazer é ter uma visão missionária, uma parceria com uma igreja ou missão ocidental, e enviar missionários de seu próprio povo.

4. O Mundo 'B' é Evangelizado Mas Ainda Não é Cristianizado
Compreende cerca de 41% do Mundo, onde testemunhas cristãs se estabeleceram há muitos anos. Em países como Índia, Cuba, Mianmar, Síria, Indonésia, Chade, Nigéria, as pessoas não salvas vivem perto de cristãos e podem ser alcançadas pelo evangelismo da igreja.

5. O Mundo 'C' é o Nosso Mundo Cristão
Vivemos em cerca de 30% do Mundo e nossas nações possuem a maioria das riquezas. O Mundo C compreende países como Grã-Bretanha, Guatemala, Brasil, Austrália, Quênia, Noruega, EUA e Canadá. O problema é que os cristãos no Mundo C não levam seriamente a sua responsabilidade de alcançar os povos até mesmo do Mundo B, deixando sozinhos os povos não alcançados do Mundo A.

De Cada Dez Pessoas Vivas Hoje –
Quatro são pessoas não alcançadas no Mundo A
Três vivem perto de cristãos no Mundo B
Três são cristãos no Mundo C

Quem no Mundo C está disposto a orar, ofertar ou ir ao Mundo B ou aos 1.700 povos menos alcançados do Mundo A? Cada um dos 1.700 povos tem 10.000 ou mais pessoas, e existem muito mais ‘etnias’ com uma população menor. Uma viagem do Mundo C ao Mundo A ou mesmo ao Mundo B em oração ou em um avião é a única maneira de ganhar a ‘etnia. ’ Existe uma conexão entre a etnia e a volta de Jesus? Veja o que seu versículo memorizado diz.

6. Alcançando ao Não Alcançado
As igrejas do Mundo em desenvolvimento têm material humano e disposição de ir aos povos não alcançados, mas carecem de treinamento e especialmente de finanças. Aqui estão algumas maneiras de um crente, do mundo em desenvolvimento, ser um missionário sem ter que levantar muito dinheiro:

·         Muitos governos, como a China ou a Líbia patrocinam estrangeiros para estudarem em suas universidades.
·         Empregados no Oriente Médio podem ser missionários ao mesmo tempo.
·         Empresários podem comerciar globalmente.
·         Refugiados podem levar o evangelho bem longe e com abrangência. Se isto acontecer com você – vá!
·         Adquira habilidades em Inglês ou computação e o Mundo se abre. Eles recrutam um especialista, mas recebem um missionário.

Para Orar pelos Povos Menos Alcançados do Mundo. 
China
Nome dos Povos
Idiomas
 População
Miao, Guiyang Setentrional
Miao, Guiyang Setentrional
84.000
Miao, Guiyang Meridional
Miao, Guiyang Meridional
28.000
Miao, Guiyang Sudoeste
Miao, Guiyang Sudoeste
70.000
Miao, Huishui Central
Miao, Huishui Central
40.000
Miao, Huishui Oriental
Miao, Huishui Oriental
14.000
Miao, Huishui Setentrional
Miao, Huishui Setentrional
70.000

Postagens mais visitadas deste blog

Já conversou com o seu filho hoje?

Muitos dos problemas na relação entre pais e filhos se devem à falhas na comunicação. Em muitos momentos os pais não compreendem e se preocupam com algumas atitudes dos filhos. Nesta situação, o diálogo é um caminho fundamental para que exista maior participação e integração com os filhos. Existem porem várias formas de diálogo e os pais devem estar atentos a isso. Muitas vezes inclusive o silêncio é uma forma de expressão que deve ser respeitada e compreendida, e em outros momentos longos papos que revelem idéias e emoções podem fluir naturalmente. Comunicar implica em saber ouvir, perceber e compreender as varias maneiras de expressão de uma pessoa, que revelam suas emoções, idéias, vontades etc. assim como tentar ser percebido e compreendido em nossa forma de expressão. As crianças pequenas por exemplo, tem seu universo particular de comunicação.Não poderíamos esperar que uma criança de cinco anos conversasse transmitindo organização e maturidade de pensamentos ...

Comentários que Destroem

Uma coisa que temos que entender nessa vida é que, apesar de todos os esforços para ser apreciado por todos e tentando fazer a coisa certa, há sempre comentários intencionados ou não para tentar destruir o que você quer fazer . Por alguma razão, as pessoas nunca concordam completamente com o que você faz, como você faz o que quer ser um herói, mas quando você faz algo que eles não aparecem, então você é um vilão. Não podemos passar a vida parar com os comentários tudo que eles querem é destruir você, se você está na vida para pagar a atenção para o quanto você fala ou o que você está criticando, então você nunca vai avançar. As pessoas tentam fazer os comentários  "construtivo" de seu ponto de vista, mas a realidade é que, em muitos casos, ser apenas um disfarce que como realidade traz destruição. As pessoas vão criticá-lo para parar o que você está fazendo e que nunca poderiam fazer e é tão fácil criticar, sentar no sofá para assistir que está saindo na TV é uma...

"Os jenízaros chegaram!"

Hoje a palavra "jenízaro" não nos diz nada.  Mas houve um tempo em que a mera menção desse nome encheu os corações de muitas pessoas de terror e medo. Os jenízaros eram as unidades de infantaria do Império Otomano, um corpo de elite dentro do exército turco. Mas a peculiaridade desse grupo de guerreiros é que nenhum deles era muçulmano de nascimento;  a maioria havia nascido nos lares de pais que professavam a fé cristã, mas haviam sido seqüestrados ou tomados como prisioneiros de guerra quando ainda eram crianças, para serem treinados no Islã e na arte da guerra. Em 1453, os jenízaros fizeram parte do exército de Muhammad II, o sultão que conquistou Constantinopla, o último bastião com influência cristã no império romano oriental.  O exército turco cercou a cidade por várias semanas, até que finalmente seus habitantes não puderam mais protegê-la.  Mas quando tentaram fugir, muitos caíram nas mãos desses combatentes islâmicos que nasceram em "lares cristão...