Pular para o conteúdo principal

Jesus, o Missionário de Deus

Vai Longe por Deus? Faça o caminho que fez Jesus!

Leia os Seguintes Versículos em Sua Bíblia

Gênesis 11:1-9; I Tessalonicenses de 1:1 ao 2:16

Este é o Versículo para Ser Memorizado

Então disse: Eis aqui venho (No princípio do livro está escrito de mim),
Para fazer, ó Deus, a tua vontade. Hebreus 10:7; Salmo 40: 6-8.

1. Jesus, O Missionário de Deus

Quando o Filho de Deus respondeu ao chamado do Pai, no Salmo 2, e veio ao mundo, Ele cruzou a última barreira cultural. Ele deixou a pureza e perfeição de sua casa no céu para vir ao mundo acometido pelo pecado, enfermidades, orgulho, demônios e pobreza. De que forma Ele veio?
Ele veio ao povo judeu como um bebê judeu filho de pais judeus. Jesus escolheu nascer como a maioria das pessoas – pobre – não rico nem religioso ou poderoso. Ele viveu na família de um trabalhador comum e aprendeu sobre as pessoas. Como qualquer pessoa ele conheceu o calor, o frio, a fome e a crueldade romana.
Quando chegou o tempo de Deus Ele ministrou como judeu ao povo judeu em sua própria língua, respeitando a cultura e costumes judaicos. Ele se identificava tanto com o povo que quando os soldados vieram para prendê-lo, tiveram que apontar qual dos homens era Jesus. Após Sua ressurreição, Jesus treinou pessoas locais comuns e confiando nos amigos, os deixou para que fizessem o trabalho.

 Você pode Notar A Diferença?
As pessoas na primeira história trouxeram o amor de Deus, mas esperavam que as pessoas entrassem em sua cultura. Quando Jesus trouxe o amor de Deus, ele completamente entrou em nossa cultura para nos ganhar para o céu.

2. A Cultura é Uma Barreira ou um Condutor?
O que é cultura? É um estilo de vida integrado de idioma, hábitos, costumes e organização social que atribui identidade e distinção às pessoas.
A Cultura se refere a comportamento, linguagem corporal, relacionamentos e saudações. É a maneira como o povo fala, come, se veste, trabalha, canta, se diverte e realiza seus negócios.
Você pode observar uma cultura na arquitetura, edifícios religiosos e nos sistemas de governo, de educação e de justiça. Você pode observar a cultura através do respeito ou da falta dele às autoridades e nas atitudes quanto à privacidade e ao tempo.

A Cultura É Boa ou Má?
Gênesis 11: 1-9 e todo o Capítulo 10 nos mostra que a cultura originou-se em Deus, que espalhou os homens em nações, e por séculos desde então ela tem evoluído. Hoje Jesus nos envia para fazermos discípulos de cada etnia, ou grupo cultural e no último dia as pessoas de cada cultura adorarão ao redor do trono de Deus.
A Cultura é uma grande condutora do evangelho, e não uma barreira. Por quê? Porque uma vez que os primeiros moradores recebem a Cristo, podem então levar as boas novas para seu povo da maneira que possam melhor entender. Como Jesus, os missionários podem sair e apoiar os moradores.

3. Bons Missionários Sempre Fazem Adaptações
O Amor pelas pessoas é acompanhado de uma grande mudança no relacionamento com elas. Devemos tomar cuidado se pensamos que conhecemos muito! A mensagem do evangelho nunca muda, mas as formas de apresentá-lo devem ser adaptadas, senão ninguém entenderá porque estamos ali e o que estamos tentando dizer.

Para vermos conversões a Cristo e abandono da idolatria deve haver:

 Bom Relacionamento, entre nós e as pessoas.
 Comunicação de nossa mensagem.
 Compreensão pelas pessoas, "Sim, isto significa o mesmo para você e para mim."
 Transformação da vida dos novos crentes para confirmar a verdadeira conversão.
 Parceria no evangelho.

4. A Chave Número Um É ‘Visão do Mundo’
Uma visão do mundo de uma pessoa é como um homem ou uma mulher vêem Deus, eles mesmos e a eternidade. A conversão e a transformação devem acontecer aqui, antes que a cultura comece vagarosamente a adaptar-se a palavra de Deus. Depois que falarmos às pessoas para as quais somos chamados, devemos ser pacientes para entendermos como elas vêem a vida. A visão do mundo delas poderá ser religiosa e envolva Deus ou deuses, ou poderá ser secular como o ateísmo Marxista. A partir deste fundamento, procedem as suas crenças, práticas e valores, bons ou maus.

 5. Paulo Agiu Certo E Nós Também Podemos!
Em I Tessalonicenses 1 e 2 lemos como um povo pagão abandonou os ídolos para servir ao Deus vivo e verdadeiro. Paulo diz que o evangelho chegou a eles não somente com palavras, assim vamos aprender 3 coisas que também foram importantes.

Testemunho Que Trouxe Bom Relacionamento.
Eles viram pelo menos 12 qualidades na vida de Paulo, assim eles o imitaram, e até aceitaram o sofrimento. 2:3-8; 10-12.

Comunicação e Compreensão
Eles aceitaram e compreenderam a mensagem o suficiente para abandonar os ídolos, 1.9

O Método de Paulo Realizar Seu Ministério

Ele trabalhava para viver assim como eles, 2.9

Ele ministrava no poder do Espírito Santo, 1.5.

Nos anos de 1700 os missionários morávios também entravam nas colônias de leprosos para ficarem leprosos para ganharem leprosos e se tornavam escravos para ganhar escravos. Hoje nas Filipinas, missionários escolheram viver entre os pobres para ganhá-los para Cristo. Em Sahel, o missionário Keith Smith vive em uma cabana fulani, tem uma vaca fulani, come a comida fulani, veste-se com roupas fulani, fala o idioma fulani e está começando a ganhar os fulani para Cristo.

Postagens mais visitadas deste blog

Já conversou com o seu filho hoje?

Muitos dos problemas na relação entre pais e filhos se devem à falhas na comunicação. Em muitos momentos os pais não compreendem e se preocupam com algumas atitudes dos filhos. Nesta situação, o diálogo é um caminho fundamental para que exista maior participação e integração com os filhos. Existem porem várias formas de diálogo e os pais devem estar atentos a isso. Muitas vezes inclusive o silêncio é uma forma de expressão que deve ser respeitada e compreendida, e em outros momentos longos papos que revelem idéias e emoções podem fluir naturalmente. Comunicar implica em saber ouvir, perceber e compreender as varias maneiras de expressão de uma pessoa, que revelam suas emoções, idéias, vontades etc. assim como tentar ser percebido e compreendido em nossa forma de expressão. As crianças pequenas por exemplo, tem seu universo particular de comunicação.Não poderíamos esperar que uma criança de cinco anos conversasse transmitindo organização e maturidade de pensamentos ...

Comentários que Destroem

Uma coisa que temos que entender nessa vida é que, apesar de todos os esforços para ser apreciado por todos e tentando fazer a coisa certa, há sempre comentários intencionados ou não para tentar destruir o que você quer fazer . Por alguma razão, as pessoas nunca concordam completamente com o que você faz, como você faz o que quer ser um herói, mas quando você faz algo que eles não aparecem, então você é um vilão. Não podemos passar a vida parar com os comentários tudo que eles querem é destruir você, se você está na vida para pagar a atenção para o quanto você fala ou o que você está criticando, então você nunca vai avançar. As pessoas tentam fazer os comentários  "construtivo" de seu ponto de vista, mas a realidade é que, em muitos casos, ser apenas um disfarce que como realidade traz destruição. As pessoas vão criticá-lo para parar o que você está fazendo e que nunca poderiam fazer e é tão fácil criticar, sentar no sofá para assistir que está saindo na TV é uma...

"Os jenízaros chegaram!"

Hoje a palavra "jenízaro" não nos diz nada.  Mas houve um tempo em que a mera menção desse nome encheu os corações de muitas pessoas de terror e medo. Os jenízaros eram as unidades de infantaria do Império Otomano, um corpo de elite dentro do exército turco. Mas a peculiaridade desse grupo de guerreiros é que nenhum deles era muçulmano de nascimento;  a maioria havia nascido nos lares de pais que professavam a fé cristã, mas haviam sido seqüestrados ou tomados como prisioneiros de guerra quando ainda eram crianças, para serem treinados no Islã e na arte da guerra. Em 1453, os jenízaros fizeram parte do exército de Muhammad II, o sultão que conquistou Constantinopla, o último bastião com influência cristã no império romano oriental.  O exército turco cercou a cidade por várias semanas, até que finalmente seus habitantes não puderam mais protegê-la.  Mas quando tentaram fugir, muitos caíram nas mãos desses combatentes islâmicos que nasceram em "lares cristão...