Pular para o conteúdo principal

Uma conversa franca sobre "discipulado"

Por Douglas Spurlock
Ultimamente ouvimos falar muito sobre discipulado. Será que é uma moda passageira? Ou é algo que Deus está querendo comunicar a Seu povo? Existem muitas definições da palavra "discipulado". Muitos rejeitam o conceito bíblico do discipulado porque ouviram ou conheceram alguma obra que usou a palavra "discipulado" e, no entanto, praticava algo contrário à Palavra de Deus. Sabemos que o Mestre fez discípulos (Lc 6.12-16) e nos mandou fazer o mesmo (Mt 28.19-20). Portanto, devemos investigar a Palavra de Deus e pedir ao Espírito Santo que nos oriente para que possamos seguir Seu exemplo e Sua ordem. Apresentamos uma pequena introdução ao discipulado querendo abrir o diálogo para que todos possamos obedecer melhor a ordem do Mestre. Se alguém tiver maiores experiências nesta área, gostaríamos de publicá-las a fim de edificar outros irmãos neste importante ministério.
POR QUE DISCIPULAR?
Fazemos discípulos porque é mandamento de Jesus. O último mandamento de Jesus dado em Mateus 28.19 e 20 é, na realidade, um mandamento sobre o discipulado. Quase todos sabem repetir este versículo de cor; no entanto, quero dar aqui uma tradução mais literal do grego para enfatizar o seu significado para nós. Jesus disse: "Indo, portanto, fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado".

Há um só mandamento: "fazei discípulos". Os verbos ,indo, batizando e ensinando indicam como fazer discípulos. Cristo nos deu o alvo de fazer discípulos e, ao mesmo tempo, explicou o método que deve ser usado. Sua estratégia é nos fazer ir, batizar e ensinar.
INDO
Cristo diz que devemos ir ao encontro do discípulo; que não devemos ser pessoas passivas e ficar esperando que os discípulos venham a nós. Pelo contrário, devemos ser ativos, agradando a Deus e amando os homens de modo prático. Uma parte da estratégia de Deus para fazer discípulos é que sejamos pessoas caracterizadas pela palavra "indo".

BATIZANDO
Cristo diz que uma das partes de fazer discípulos é batizá-los. Um dos significados básicos do batismo é simbolizar a entrada numa nova comunidade de fé - a Igreja. Cada ovelha tem que entrar no rebanho e fazer parte de um grupo. Entre outras coisas, o batismo significa que somos parte da família de Deus. A estratégia de Deus para fazer discípulos é formar grupos de discípulos em cada lugar.

ENSINANDO
O terceiro passo no discipulado é ensinar os discípulos. A palavra "ensinar" empregada na Bíblia significa, em grego, "levar alguém a aceitar algo novo". Este algo novo pode ser o desenvolvimento de novas habilidades ou de um novo entendimento sobre a vida.

Jesus mandou ensinar "todas as coisas que vos tenho ordenado". Essas "coisas" são encontradas nos Evangelhos, em Atos e nas Epístolas, além do Antigo Testamento. Enfim, temos a Bíblia inteira para usar na tarefa de ensinar os discípulos.
Ensinamos não somente meros conhecimentos da mente humana, mas como viver diante de Deus. Não queremos discípulos com as cabeças cheias de fatos. Queremos crentes maduros que sabem os mandamentos e os obedecem. A estratégia de Deus para o discipulado requer que ensinemos outros a viverem vidas obedientes.
COMO DISCIPULAR
Damos, a seguir, cinco passos básicos que indicam como desenvolver discípulos. São bem simples e, portanto, podem ser adaptados a qualquer situação. São apenas ossos. Cabe a cada um dar-lhes carne através da prática para torná-los vivos.

1. Formar Amizade
O discipulado nasce do amor e do tempo gasto juntos. Não posso conhecer alguém sem passar tempo com ele. Para ensinar alguém a viver uma vida com Deus, não é suficiente pregar do púlpito. É fora do púlpito que o discípulo verá a sua vida e, se ela atrair o discípulo começará a imitá-la. Em 2Tm 3.10, Paulo menciona sete coisas que Timóteo devia seguir. Somente uma dessas coisas ele podia aprender observando Paulo pregando. As outras coisas ele aprendeu através da convivência.

2. Ensinar Verdades que Transformam
Demonstre como a Bíblia é a base da nossa vida em Cristo, mostrando como Deus a aplica à sua vida cotidiana. Demonstre como Deus está transformando a sua vida. Há outras três coisas básicas que o discípulo deve aprender bem e praticar:

a) Viver com Deus - Andar em comunhão com Ele, viver livre do pecado e vencer as tentações.
b) Ter comunhão no corpo - amar os irmãos e saber viver em paz com outros discípulos. Ter uma participação ativa no Corpo de Cristo que é a Igreja.
c) Lidar com o Mundo - saber testemunhar, ser sol e luz em cada situação e evitar conformação com o mundo.

3. Oração Mútua
Não adianta trabalhar com alguém sem orar por ele. Quando oramos, Deus muda o conhecimento da cabeça para o coração. A Bíblia manda que oremos uns pelos outros. Este aspecto é essencial ao discipulado. Todos estão aprendendo e crescendo juntos.

4. Avaliação Mútua
Periodicamente todos precisamos que outros falem a verdade diretamente conosco para que vejamos aonde estamos fracos. Estamos crescendo? Estamos falhando? Estamos ajudando outros a crescer? Estamos procurando amizades com não cristãos para levá-los a Cristo? Esta avaliação é uma parte integral do discipulado. É o que ajuda medir o progresso tanto do discipulador como do discípulo.

5. Transmitir a Outros
Cristo deseja que sua obra continue avançando de geração em geração. Podemos dizer que o processo de discipulado foi válido quando o discípulo passou adiante o que aprendeu. Somente assim haverá crescimento da obra de Deus na face da Terra: quando houver multiplicação de mensageiros das boas novas do Evangelho.

CONCLUSÃO
O ministério que Deus nos deu não é somente pregar e administrar a igreja. Ele quer equipar todos os cristãos para serem ministros ou servos d'Ele. Seu método é que nós façamos discípulos. É muito mais fácil encher o templo de pessoas que vibram com o poder do homem que está dirigindo, demonstrando a solução de Deus para seus problemas. Encher o templo pode ser o primeiro passo. Entretanto, o ministério vai muito além disso. Deus quer que estas pessoas tenham um ministério mais amplo do que o do pastor, para que a obra d'Ele não pare, mas, siga em frente.
Este é o discipulado verdadeiro: reproduzir o que Deus está fazendo na minha vida e treinar outro discípulo a reproduzir sua vida na vida de outros.
Fonte: www.sepal.org.br

Postagens mais visitadas deste blog

CARACTERÍSTICAS DE UMA IGREJA MISSIONÁRIA

A. UMA IGREJA MISSIONÁRIA DEIXA UNM LEGADO PARA SI MESMA E PARA CRISTO, ATOS. 11:26 b, "... 26 e os discípulos foram chamados cristãos primeiro em Antioquia. "   1. A jovem igreja em Antioquia era uma curiosa mistura de Judeus e gentios . Mas é significativo que aqui eles foram chamados por primeiro os crentes cristãos, porque eles tinham um elo comum, a fé em Cristo , que é mais poderoso a barreira de raça, cultura e linguagem. Cristo pode atravessar todas as fronteiras e unificar o pessoas.   2. Esta igreja deixou um grande legado para Cristo e eles mesmo. Eles foram os primeiros a receber o nome de Cristãos, que era um apelido que os perdidos colocavam. Os crentes tomou o nome de Cristãos começaram a usar para se referir a si mesmos e se tornou em nome de todos os seguidores de Cristo.   3. Irmãos de uma igreja que leva a sério o trabalho da missão Pode deixar um grande legado para Cristo e para eles , consiste de outras Igrejas fundadas e almas arr

Já conversou com o seu filho hoje?

Muitos dos problemas na relação entre pais e filhos se devem à falhas na comunicação. Em muitos momentos os pais não compreendem e se preocupam com algumas atitudes dos filhos. Nesta situação, o diálogo é um caminho fundamental para que exista maior participação e integração com os filhos. Existem porem várias formas de diálogo e os pais devem estar atentos a isso. Muitas vezes inclusive o silêncio é uma forma de expressão que deve ser respeitada e compreendida, e em outros momentos longos papos que revelem idéias e emoções podem fluir naturalmente. Comunicar implica em saber ouvir, perceber e compreender as varias maneiras de expressão de uma pessoa, que revelam suas emoções, idéias, vontades etc. assim como tentar ser percebido e compreendido em nossa forma de expressão. As crianças pequenas por exemplo, tem seu universo particular de comunicação.Não poderíamos esperar que uma criança de cinco anos conversasse transmitindo organização e maturidade de pensamentos

NOÇÕES DE HERMENÊUTICA

INTRODUÇÃO Diz-se que a palavra hermenêutica BÍBLICA deve sua origem no nome de Hermes, o deus grego que servia de mensageiro dos deuses, transmitindo e interpretando suas comunicações aos seus afortunados ou, com freqüência desafortunados destinatários. Em seu significado técnico, muitas vezes se define a hermenêutica como a ciência e arte de interpretação bíblica.Considera-se a hermenêutica como ciência porque ela tem normas ou regras, e essas podem ser classificadas num sistema ordenado.… considerada como arte porque a comunicação é flexível e portanto uma aplicação mecânica e rígida das regras às vezes distorcerá o verdadeiro sentido de uma comunicação.A teoria hermenêutica divide-se, às vezes em duas subcategorias - a hermenêutica geral e a especial. Hermenêutica geral é o estudo das regras que regem a interpretação do texto bíblico inteiro. Incluem os tópicos das análises histórico-cultural, léxico-sintática, contextual, e teológica. Hermenêutica especial é o estudo das regras