Pular para o conteúdo principal

Não perca seu tempo

Alexandre Alcântara
“Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” Apóstolo Paulo (Filipenses 3:12-14)
“Você vê coisas e diz: “Por que? Mas eu sonho com coisas que nunca existiram e digo “Por que não?” George Bernard Shaw
Muitos possuem, em relação ao seu viver diário, o mesmo sentimento de dever não cumprido ou alvo não alcançado que o Apóstolo Paulo experimentava. Paulo sabia qual era sua real situação em Cristo e também aonde deveria chegar. Para tanto ele tinha uma postura muito interessante em relação ao passado. O passado deveria ser esquecido e o futuro era o que deveria ser almejado. Não devemos ficar olhando para o passado, lamentando nossas frustrações e alvos não atingidos, mas, seguindo o exemplo de Paulo, temos que focar nosso olhar no presente, em atitudes que nos permitam chegar aos nossos objetivos. Focando não somente alvos ditos como espirituais, almejando a estatura de varão perfeito, mas também alçando vôo para conquistar vitórias na vida profissional, nas relações sociais, na vida afetiva e nas demais áreas de nossa vida![1].

A cada ano que se inicia olhamos para trás e, não rara às vezes, nos sentimos frustrados. Se não tivermos um firme propósito em perseguir os nossos objetivos, corremos o risco de ficar imobilizados e ver mais um ano passar sem a desejada realização.
Precisamos começar o ano fazendo uma reavaliação do que se passou, esquecendo as derrotas e insucessos e, assim como Paulo, olhar para frente, sabendo que devemos trazer à memória apenas aquilo que nos pode dar esperança, seguindo a recomendação do profeta Jeremias[2].

Vamos ver a seguir algumas posturas a ser adotadas neste início de ano e que podem fazer toda a diferença no alcance do sucesso.

1) Estabeleça alvos bem definidos.
Você só deve começar o ano com uma visão bastante clara de seus alvos, de forma que suas ações do dia-a-dia o levem ao seu alcance. O escritor canadense Laurence J. Peter![3] disse certa vez que “Se você não sabe para onde vai, provavelmente terminará em qualquer lugar”. Esta postura diante da vida é bastante diferente daquela filosofia de vida constante em uma música popular, na qual o autor vive em um conformismo que o imobiliza dizendo claramente “E deixa a vida me levar. Vida leva eu (sic)”.
Tome uma primeira atitude Comece escrevendo seus alvos em um caderno ou agenda, de forma que você possa, ao longo do ano, relê-los e reavaliá-los periodicamente. Não confie seus planos à sua memória. Estes alvos podem ser para o ano, para um mês ou uma semana específica, ou até para o dia seguinte. Você pode também estabelecer alvos para sua família, emprego ou faculdade. Lembre-se apenas de que os alvos para a família terão mais chances de serem alcançados se forem discutidos com todos os membros da família. A exceção fica apenas para aqueles alvos relacionados à sua postura em relação aos seus familiares, como por exemplo, dedicar mais tempo e atenção a um membro em especial. Veja a seguir exemplos de áreas que merecem atenção especial na hora do planejamento paro o novo ano[4]:
Saúde e Lazer
Família
Espiritualidade
Desenvolvimento pessoal
Carreira
Finanças
Os exemplos de alvos acima podem ser divididos em “subalvos” ou “etapas”, de forma que possa ser alcançado com êxito, permitindo a você ter pequenas vitórias na busca pelo alvo maior.  Uma boa forma de começar é saber qual é a nossa missão de vida, e em seguida montar um quadro com nossos alvos para seis meses, um ano, dois anos, cinco anos. Depois de pronto releia e ajuste o que julgar necessário, e guarde em lugar reservado.
Mão à obra, pegue papel e caneta e comece ainda hoje. Você poderá usar como modelo o quadro a seguir.
PLANEJAMENTO PESSOAL – ALVOS A ALCANÇAR


Saúde e Lazer
Família
Espiritualidade
Desenvolvimento pessoal
Carreira
Finanças
O que fazer
Como fazer
Quando fazer
 Esta estratégia lhe proporcionará as condições necessárias para um acompanhamento diária da sua jornada, de forma que você possa a cada seis meses fazer uma revisão dos alvos estabelecidos.

2) Reveja seus alvos ao início de cada dia. Ao levantar da cama reflita sobre o que você deve fazer a fim de alcançar seus alvos.
Seja prático e realize logo no início do dia atividades (leitura, telefonema, visita, ou qualquer outra coisa) que cooperem na realização de seus objetivos, por menores que elas sejam, pois o importante é dar passos em direção aos objetivos. Se possível esteja disponível para ajudar membros de sua família, trabalho ou faculdade para que também alcancem seus objetivos. Na busca da realização de seus objetivos as dicas a seguir podem ser bastante valiosas. Portanto, faça perguntas a você mesmo. Avalie diariamente os riscos e não se deixe intimidar pelos mesmos. Identificar nossas falhas e competências é um diferencial competitivo que não deve ser deixado de lado.
Como foi o dia de ontem e em qual etapa você conseguiu chegar?
Será que hoje não é um bom dia para não cometer os erros do dia anterior?
Em que preciso melhorar?
Será que deixei de aproveitar alguma oportunidade?
Como investi o meu tempo?
Onde investi o meu dinheiro?

3) Estabeleça aliança ou parcerias com pessoas ou grupo de pessoas que podem lhe ajudar no alcance dos objetivos. O inverso também é desejado, pois devemos ser realistas sobre a validade de manter amizades e relacionamentos que em nada contribuem para o nosso sucesso. O sábio Salomão conhecia muito bem os benefícios de se firmar alianças em especial no enfrentamento das adversidades do cotidiano [5]. Em certa ocasião Jesus afirmou que, quando um cego guia outro cego, o resultado é que ambos cairão no buraco [6]. Isto nos deveria levar a refletir sobre a necessidade de andarmos com alvos bem claros diante de nós, não tateando nossos caminhos como cegos e, além disto, tomar cuidado para não se deixar guiar por outros que não sabem para aonde ir, sob pena de cairmos nos buracos da caminhada – as dificuldades do cotidiano.
 
4) Livre-se da bagunça. Como anda a organização de suas gavetas, armários, sacolas e mochilas. Será que você não anda acumulando coisas desnecessárias ou que estão fora do lugar?
Uma boa atitude é começar o ano com uma bela faxina, descartando, realocando o que está fora do lugar. Muitas vezes, ao descartar alguma coisa, ao invés de jogá-las ao lixo, você poderá estar ajudando pessoas que precisam. Seja sensível às necessidades de quem está ao seu redor. Quem sabe você não estimula seus amigos a realizarem um brechó beneficente! É muito salutar ser organizado, pois muitas pessoas perdem tempo precioso procurando coisas perdidas pela casa ou escritório.
Mude de rumo, assim que perceber que as coisas não estão andando como planejadas ou substitua estratégias ineficiente por novas estratégias. Não tenha medo ou receio de recomeçar. Faça uma faxina em sua vida e descarte o desnecessário. Nesta situação vale também o conselho do autor da carta aos Hebreus de lançar fora tudo aquilo que seja um peso [7] em nossa caminhada para o sucesso.

5) Seja disciplinado. A falta de disciplina tem sido apontada como o maior fator de produtividade. O tempo é o único recurso não renovável. Por isso temos que estabelecer rotinas previamente estudadas com vista ao alcance de nossos alvos. Isto implica em mudança de hábitos. Uma boa maneira de criar novos hábitos e rotinas eficazes é não postergar atitudes.

6) Livre-se dos ladrões de tempo. Muitos dos ladrões de tempo não devem ser encarados como inimigos já que, na hora e medida certa, eles podem se tornar nossos aliados. Como exemplo desses ladrões temos o telefone, e-mail, amigos, televisão, esporte. Tudo vai depender do “seu” senso de oportunidade. Seja assertivo quando tiver que dizer não e não permita que nada nem ninguém possam interferir na sua jornada, pois este é um dos segredos do sucesso. Neemias quando estava reconstruindo os muros de Jerusalém não perdeu o foco do seu alvo: ele soube dizer não às interrupções que poderiam desviar do seu objetivo ou atrasá-lo na conclusão da obra [8].
Alexandre Alcantara - Professor Universitário, Bacharel em Ciências Contábeis com Pós-graduação em Direito Tributário e em Gestão Tributária. Autor do Livro Estrutura, Análise e Interpretação das Demonstrações Contábeis, 2. ed, Editora Atlas, 2010. Auditor Fiscal concursado da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, desde 1987, onde integra o seu quadro de instrutores internos. Já ocupou o cargo de Inspetor Fazendário em várias Inspetorias Fazendárias. Foi membro da equipe de elaboração e implantação do Sistema de Rotinas e Procedimentos das Inspetorias Fazendárias (PRS). Atualmente exerce atividade de auditoria fiscal e contábil junto aos contribuintes de grande porte do ICMS e integra a equipe de gestão e implantação da Escrituração Contábil Digital, um dos subprogramas do SPED, como representante da SEFAZ/Bahia. Realiza também cursos e seminários nas áreas de contabilidade, direito tributário e gestão do tempo.
[1]I Coríntios 10:31 - “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.”
[2] Lamentações 3:21 - “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança”.
[3] Mais citações de Laurence J. Peter em http://brainyquotes.com/quotes/authors/l/laurence_j_peter.html
[4] Utilize o quadro ao final do artigo para começar o seu próprio modelo de planejamento
[5] Eclesiastes 4:9-12 “É melhor haver dois do que um, porque duas pessoas trabalhando juntas podem ganhar muito mais. Se uma delas cai, a outra a ajuda a se levantar. Mas, se alguém está sozinho e cai, fica em má situação porque não tem ninguém que o ajude a se levantar. Se faz frio, dois podem dormir juntos e se esquentar; mas um sozinho, como é que vai se esquentar? Dois homens podem resistir a um ataque que derrotaria um deles se estivesse sozinho. Uma corda de três cordões é difícil de arrebentar” (NTLH)
[6] Mateus 15:14 – “Ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova”
[7] Hebreus 12:1b “desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta”.
[8] Neemias 6:1-4 – “Tendo ouvido Sambalate, Tobias, Gesém, o arábio, e o resto dos nossos inimigos que eu tinha edificado o muro e que nele já não havia brecha nenhuma, ainda que até este tempo não tinha posto as portas nos portais, Sambalate e Gesém mandaram dizer-me: Vem, encontremo-nos, nas aldeias, no vale de Ono. Porém intentavam fazer-me mal. Enviei-lhes mensageiros a dizer: Estou fazendo grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria a obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco? Quatro vezes me enviaram o mesmo pedido; eu, porém, lhes dei sempre a mesma resposta”.

Fonte: bom lider.

Postagens mais visitadas deste blog

CARACTERÍSTICAS DE UMA IGREJA MISSIONÁRIA

A. UMA IGREJA MISSIONÁRIA DEIXA UNM LEGADO PARA SI MESMA E PARA CRISTO, ATOS. 11:26 b, "... 26 e os discípulos foram chamados cristãos primeiro em Antioquia. "   1. A jovem igreja em Antioquia era uma curiosa mistura de Judeus e gentios . Mas é significativo que aqui eles foram chamados por primeiro os crentes cristãos, porque eles tinham um elo comum, a fé em Cristo , que é mais poderoso a barreira de raça, cultura e linguagem. Cristo pode atravessar todas as fronteiras e unificar o pessoas.   2. Esta igreja deixou um grande legado para Cristo e eles mesmo. Eles foram os primeiros a receber o nome de Cristãos, que era um apelido que os perdidos colocavam. Os crentes tomou o nome de Cristãos começaram a usar para se referir a si mesmos e se tornou em nome de todos os seguidores de Cristo.   3. Irmãos de uma igreja que leva a sério o trabalho da missão Pode deixar um grande legado para Cristo e para eles , consiste de outras Igrejas fundadas e almas arr

Já conversou com o seu filho hoje?

Muitos dos problemas na relação entre pais e filhos se devem à falhas na comunicação. Em muitos momentos os pais não compreendem e se preocupam com algumas atitudes dos filhos. Nesta situação, o diálogo é um caminho fundamental para que exista maior participação e integração com os filhos. Existem porem várias formas de diálogo e os pais devem estar atentos a isso. Muitas vezes inclusive o silêncio é uma forma de expressão que deve ser respeitada e compreendida, e em outros momentos longos papos que revelem idéias e emoções podem fluir naturalmente. Comunicar implica em saber ouvir, perceber e compreender as varias maneiras de expressão de uma pessoa, que revelam suas emoções, idéias, vontades etc. assim como tentar ser percebido e compreendido em nossa forma de expressão. As crianças pequenas por exemplo, tem seu universo particular de comunicação.Não poderíamos esperar que uma criança de cinco anos conversasse transmitindo organização e maturidade de pensamentos

Comentários que Destroem

Uma coisa que temos que entender nessa vida é que, apesar de todos os esforços para ser apreciado por todos e tentando fazer a coisa certa, há sempre comentários intencionados ou não para tentar destruir o que você quer fazer . Por alguma razão, as pessoas nunca concordam completamente com o que você faz, como você faz o que quer ser um herói, mas quando você faz algo que eles não aparecem, então você é um vilão. Não podemos passar a vida parar com os comentários tudo que eles querem é destruir você, se você está na vida para pagar a atenção para o quanto você fala ou o que você está criticando, então você nunca vai avançar. As pessoas tentam fazer os comentários  "construtivo" de seu ponto de vista, mas a realidade é que, em muitos casos, ser apenas um disfarce que como realidade traz destruição. As pessoas vão criticá-lo para parar o que você está fazendo e que nunca poderiam fazer e é tão fácil criticar, sentar no sofá para assistir que está saindo na TV é uma