Pular para o conteúdo principal

Liderança


LIDERANÇA

Definição

Liderança: É a realização de metas por meio da direção de colaboradores.

No processo de liderança é importante observar que sempre vai existir o Influenciado  e Influenciador.

Autoridade Formal: Fundamenta-se na crença dos seguidores a respeito das qualidades do líder e de eus interesse em segui-lo.

A liderança com a duração da utilidade do líder para o grupo de seguidores.


A Pessoa

Liderança é a autoridade que tem base social e, portanto, depende das qualidades intrínsecas so líder, não do cargo ou posição. Esta liderança fundamenta-se como posse Weber, na "devoção  afetiva e pessoal dos seguidores".


Competência Técnica

A confiança da equipe aumenta com a percepção de que as decisões do líder são corretas porque ele é tecnicamente competente.


Relações Pessoais

A capacidade de influenciar os seguidores é um dos pontos positivos que o líder tem que ter consigo para que seu grupo chegue aos objetivos traçados, tais como:
Amizade, ser agradável, ser bom negociador sempre elogiar os objetivos alcançados e etc...

Gosto pelo Poder

As pessoas que tem a necessidade de estar em alto nível procuram cargos que tenham poder, e procuram influenciar outras pessoas e seu ambiente.

Traços de personalidade

Na liderança um dos traços a o senso  de identidade pessoal, que é associado ao líderes.

No estudo das bases da autoridade e da liderança é importante considerar outras hipóteses sobre o poder e  a capacidade de influenciar o comportamento alheio.Existindo três categorias.

·         Coercitivo, associado á punição
·         Manipulativo, associado á recompensa
·         Normativo, associado a crenças e símbolos


Dentro destes bases de autoridade  encontrados sempre um desses três elementos ou uma combinação dos três.


Poder de Barganha


 As pessoas controlam recursos que outros desejam a ás vezes usam desses recursos para utilizá-la em troca de outros recursos.


Autocracia e Democracia

Estes termos são antigos e foram transportes do terreno da política para administração tais como: Escolha do dirigente, poder de decisão num grupo, e quando este grupo  escolhe seu próprio dirigente há democracia.


Estilo de Liderança

Orientada para as pessoas: Modelo democrático
Orientada para tarefa: Modelo autocrático
Outros Estilos de Liderança
Direção, Treinamento, Apoio, Delegação


Liderança Bidimensional

A liderança orientada para tarefa e pessoas a primeiro, foram considerandos estilos opostos, assim como autocracia e democracia. Com o avanço de pesquisas sobre liderança, verificou que tarefa e pessoas não são pólos opostos da mesma dimensão.


Eficácia do Líder

É identificar as condições de sucesso para cada estilo.

A eficácia e ineficácia do líder pode revelar as dimensões das pessoas  quanto na dimensão das tarefas.


Liderança Situacional

Procura resolver os problemas ajustando-os um estilo.

Situações que os lideres enfrentaram permitem avaliar o grau de favorabilidade.

Características: Relações, Estruturação, Poder.

Quando mais maduro o seguidor menos intenso deve ser o uso da autoridade pelo líder é mais intensa a orientação para o relacionamento


Superando a liderança

O novo papel do líder coincide com a idéia da superliderança, que consiste em auxiliar as pessoas, como indivíduo ou integrantes de grupo.

Os lideres devem dominar sete capacidades assenciais para que a organização acompanhe:


·         Olhar para além das suas fronteiras para descobrir o que de diferente pode ser feito,
·         Desafiar as assunções
·         Visão
·         Reunir aliados
·         Criar uma equipe
·         Partilhar os méritos
·         Desenvolver novos líderes

Postagens mais visitadas deste blog

Já conversou com o seu filho hoje?

Muitos dos problemas na relação entre pais e filhos se devem à falhas na comunicação. Em muitos momentos os pais não compreendem e se preocupam com algumas atitudes dos filhos. Nesta situação, o diálogo é um caminho fundamental para que exista maior participação e integração com os filhos. Existem porem várias formas de diálogo e os pais devem estar atentos a isso. Muitas vezes inclusive o silêncio é uma forma de expressão que deve ser respeitada e compreendida, e em outros momentos longos papos que revelem idéias e emoções podem fluir naturalmente. Comunicar implica em saber ouvir, perceber e compreender as varias maneiras de expressão de uma pessoa, que revelam suas emoções, idéias, vontades etc. assim como tentar ser percebido e compreendido em nossa forma de expressão. As crianças pequenas por exemplo, tem seu universo particular de comunicação.Não poderíamos esperar que uma criança de cinco anos conversasse transmitindo organização e maturidade de pensamentos ...

Comentários que Destroem

Uma coisa que temos que entender nessa vida é que, apesar de todos os esforços para ser apreciado por todos e tentando fazer a coisa certa, há sempre comentários intencionados ou não para tentar destruir o que você quer fazer . Por alguma razão, as pessoas nunca concordam completamente com o que você faz, como você faz o que quer ser um herói, mas quando você faz algo que eles não aparecem, então você é um vilão. Não podemos passar a vida parar com os comentários tudo que eles querem é destruir você, se você está na vida para pagar a atenção para o quanto você fala ou o que você está criticando, então você nunca vai avançar. As pessoas tentam fazer os comentários  "construtivo" de seu ponto de vista, mas a realidade é que, em muitos casos, ser apenas um disfarce que como realidade traz destruição. As pessoas vão criticá-lo para parar o que você está fazendo e que nunca poderiam fazer e é tão fácil criticar, sentar no sofá para assistir que está saindo na TV é uma...

"Os jenízaros chegaram!"

Hoje a palavra "jenízaro" não nos diz nada.  Mas houve um tempo em que a mera menção desse nome encheu os corações de muitas pessoas de terror e medo. Os jenízaros eram as unidades de infantaria do Império Otomano, um corpo de elite dentro do exército turco. Mas a peculiaridade desse grupo de guerreiros é que nenhum deles era muçulmano de nascimento;  a maioria havia nascido nos lares de pais que professavam a fé cristã, mas haviam sido seqüestrados ou tomados como prisioneiros de guerra quando ainda eram crianças, para serem treinados no Islã e na arte da guerra. Em 1453, os jenízaros fizeram parte do exército de Muhammad II, o sultão que conquistou Constantinopla, o último bastião com influência cristã no império romano oriental.  O exército turco cercou a cidade por várias semanas, até que finalmente seus habitantes não puderam mais protegê-la.  Mas quando tentaram fugir, muitos caíram nas mãos desses combatentes islâmicos que nasceram em "lares cristão...