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Mostrando postagens de setembro, 2011

A VISÃO MISSIONÁRIA ULTIMADA NA GRANDE COMISSÃO

1. A Grande Comissão. Registrada nos quatro Evangelhos e repetida em Atos (Mt 28.18-20, Mc 16.15-20; Lc 24.46-49; Jo 20.20-2; At 1.8) . Essas diferentes narrações se completam entre si apresentando um resumo dos elementos básicos para missões. No Evangelho de João, lemos que Jesus veio pela autoridade do Pai, e na sua própria autoridade enviou seus discípulos ao mundo, e esse poder abrange todo o universo “o céu e a terra”, que na ação do Espírito Santo Jesus deu aos seus discípulos o poder sobrenatural para que a obra de Deus seja realizada (Mc 16.17, 18; At 1.8) . 2. Uma ordem e não uma recomendação. Fazer missões é mandamento bíblico. Trata-se de uma ordem bíblica imperativa e não meramente um parecer ou uma recomendação. É algo que não depende mais de mandamento específico ou de receber uma visão especial da parte de Deus para iniciar a obra missionária. Essa ordem, como vimos, já está na Bíblia (1 Co 9.16) . Essa mensagem de salvação é para ser pregada a “todo o mundo” (Mc 16.

A VISÃO MISSIONÁRIA CONFIRMADA NO NOVO TESTAMENTO

1. Os evangelhos – Jesus o maior exemplo. O Senhor Jesus está presente em cada livro da Bíblia, mas somente os quatro Evangelhos revelam sua vida e ministério e o reconhecem como o cumprimento das promessas de Deus. Estudamos na lição passada que Jesus é o enviado do Pai (Jo 3.16,17) , sendo o maior exemplo para os missionários de todos os tempos. O objetivo da obra missionária é tornar o nome de Jesus conhecido em todas as nações da terra. De todos os 66 livros da Bíblia os evangelhos se destacam na revelação da pessoa de Jesus e de sua história: nascimento, vida, morte, ressurreição e ascensão ao céu. 2. As epístolas. Sabemos que a história da vida de Jesus está registrada nos quatro Evangelhos, mas a interpretação teológica está nas epístolas. Elas tratam dos mais variados assuntos fundamentais da fé cristã. No que tange a missiologia, servem também para estabelecer disciplinas e encorajar as igrejas às missões (Rm 10.13-15; Gl 2.9) . O papel de Atos é decisivo em missões, por i

A VISÃO MISSIONÁRIA PRENUNCIADA NO ANTIGO TESTAMENTO

1. Exemplificada no comissionamento dos Patriarcas. A obra missionária está no coração de Deus. O patriarca Abraão foi chamado por Deus para deixar sua terra e partir para uma terra distante e desconhecida (At 7.2-4) . Quando Deus apareceu a Abraão, em Harã, prometeu: “Em ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gn 12.3) . Essa promessa foi confirmada depois a Isaque (Gn 26.4) também a Jacó (Gn 28.14) . Isso significa que o próprio Deus pregou o evangelho primeiramente a Abraão prevendo sua extensão por toda a terra (Gl 3.8) . Nisso podemos ver missões tanto no exemplo, no comissionamento de Abraão, como também de maneira direta: as famílias da terra sendo abençoadas no patriarca Abraão. 2. Cantada nos Salmos. Os salmos também vislumbravam a obra missionária em toda a terra: “Anunciai entre as nações a sua glória; entre os povos, as suas maravilhas” (Sl 93.3) . O salmo 67 é essencialmente missionário. A chegada do evangelho entre os etíopes é cumprimento de uma profecia b

COMO PREPARAR UM SERMÃO

DESCOBRIR O PENSAMENTO CENTRAL O pensamento central é a mensagem, ou seja, é o Tema. Sempre procurar definir o  tema no sentido positivo. Será que existe Deus ? é um tema indesejado pois  suscitam mais dúvida do que fé. Como ser curado ? é um tema sugestivo pois  fortifica a fé.  Em alguns casos o pregador fala o título (Tema) da pregação outras vezes não é  necessário porém no esboço é aconselhável colocar.  O orador deve ser um homem de Deus e que possui a mensagem de Deus e esta deve  ter com fonte as Sagradas Escrituras.  O Título pode ser:  Imperativo Quando sugere uma ordem. (Ide Marcos 16:15)  Interrogativo Quando sugere uma pergunta. (Que farei de Jesus? Mt.27:22)  Enfático Quando é reduzido. ( Amor, Fé ) A mensagem pode Ter várias origens : Através da leitura da Bíblia. A Bíblia contém argumentos, respostas, exemplos, e ensinamentos para todos os seres humanos. Cristo usou a Palavra de Deus (Bíblia) para combater a Satanás. A Palavra de Deus é a primeira fonte do pregador. Co

POR QUE A BÍBLIA É O MANUAL DE MISSÕES POR EXCELÊNCIA?

1. Porque ela evidencia os propósitos universais de Deus para a Redenção do homem. A Bíblia é a única obra literária do planeta que registra a nossa origem: o que somos, de onde viemos e para onde vamos. Deus quer que todos os seres humanos conheçam a verdade sobre Ele e de como Ele se revelou nas Santas Escrituras; e, também sobre a natureza humana. A vontade de Deus é que todos os homens se arrependam e venham ao conhecimento da verdade (1 Tm 2.4) . Deus sempre se preocupou com o bem-estar do homem. Essa vontade só pode ser conhecida pela revelação e isso encontramos nos oráculos divinos, a Bíblia Sagrada. 2. Porque ela nos apresenta o fundamento, o norte, e as estratégias missionárias. É na Bíblia que encontramos os registros das primeiras missões. Além disso, mostra como plantar igrejas locais, as estratégias de evangelização, as possíveis atividades de um missionário no campo, o papel da igreja missionária e os problemas enfrentados no campo missionário. Essas coisas nos inspi

Serié: Característica de um bom sermão.

Característica de um bom sermão. O sermão é caracterizado como um bom sermão não pela sua extensão e nem mesmo pelas virtudes do pregador, sejam intelectuais ou morais, mas pelas qualidade do sermão:     UNÇÃO Todo sermão deve ter inspiração divina. Um sermão sem unção, ainda que tenha uma excelente estrutura, não apresentará poder para conversão, consolação e edificação. Devemos lembrar que ao transmitir um sermão estamos não estamos transmitindo conhecimento humano mas a Palavra de Deus e esta é a única que penetra até a divisão da Alma e Espírito, portanto é fundamental a unção. FIDELIDADE TEXTUAL Fidelidade textual é importante, visto que os ouvintes estão atentos ao texto de referência ou ao tema escolhido. Há muitos pregadores que tomam um texto como referência e depois esquecem dele. UNIDADE Todo sermão tem um objetivo a ser alcançado. O seu conteúdo deve convergir para um único alvo. "Há sermões que são uma colcha de retalho, uma verdadeira miscelânea de assuntos, i

10 PERGUNTAS VITAIS PARA UM PASTOR

Nos últimos 30 dias você ouviu os membros da sua congregação conversando a respeito da sua visão em relação a sua igreja? A atmosfera da sua igreja é inquestionavelmente contagiante? A missão da sua igreja sai com com clareza, objetividade e convição vinda apaixonadamente do seu coração? Os seus lideres abraçam a sua visão? Você planejou uma atividade nos próximos três meses que tem o objetivo de ajuda-lo a ver o futuro que Deus tem para a sua igreja? A sua liderança entusiasticamente concorda sobre a maneira de como realizar a missão da igreja? Você tem um processo, no papel, sobre como a sua igreja deve desenvolver novos lideres? Toda a comunicação da sua igreja reflete e reforça a sua visão? Existe uma clareza cristalina a respeito do novo ministério a ser lançado na igreja? Você já identificou uma pessoa que possa ajuda-lo a ser o líder que você precisa ser?

Série: Homilética

DEFINIÇÃO DO TERMO O termo Homilética é derivado do Grego "HOMILOS" o que significa, multidão assembléia do povo, derivando assim outro termo, "HOMILIA" ou pequeno discurso do verbo "OMILEU" conversar. O termo Grego "HOMILIA" significa um discurso com a finalidade de Convencer e agradar. Portanto, Homilética significa "A arte de pregar". A arte de falar em público nasceu na Grécia antiga com o nome de Retórica. O cristianismo passou a usar esta arte como meio da pregação, que no século 17 passou a ser chamada de Homilética. Vejamos algumas definições que envolvem essa matéria: Discurso - Conjunto de frases ordenadas faladas em público. Homilética - É a ciência ou a arte de elaborar e expor o sermão. Oratória - Arte de falar ao público. Pregação - Ato de pregar, sermão, ato de anunciar uma notícia. Retórica - Conjunto de regras relativas a eloquência; arte de falar bem. Sermão - Discurso cristão falado no púlpito. Finalidade   O estudo

Base bíblica de missões

I - Introdução "Confessamos que, no contexto da História da Salvação, a Igreja tem o seu lugar como vocacionada por Deus para o seu serviço, sendo enviado ao mundo, objeto do amor de Deus, que quer a salvação dos homens. Cremos que o ser Igreja se concretiza no caminho, no desempenho da tarefa missionária, na dependência direta do Senhor que envia, sendo portadora da mensagem do Reino de Deus". (artigo 7 do pacto missionário de Curitiba 1976 - I Congresso Missionário Brasileiro - promovido pela ABUB). Essas palavras foram tiradas do pacto missionário, escrito durante o congresso missionário da ABUB em Curitiba 1976. Até hoje a ABU tentou, e ainda está tentando, manter viva a visão universal ao assumir responsabilidades pelo Reino de Deus, que abrange representantes de todos os povos e de todas as nações. Não é somente um interesse de passatempo, e sim, uma atitude da vida diária dos membros da ABU, que se expressa pelo fato de que assumimos um compromisso sério com o trabalh

O sustento do missionário

Existem três modos de nos envolvermos com a obra de missões: primeiro, indo ao campo missionário; segundo, orando por aqueles que estão no campo; terceiro, sustentando o obreiro financeiramente. Todo o crente precisa, desde cedo, compreender o que a Bíblia ensina sobre a mordomia. Nós somos mordomos de Deus, ou seja, administradores de seus bens. Tudo o que existe no mundo pertence a Ele: “Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam” (Sl 24.1). Deste modo, o corpo, a mente, o tempo, os talentos, os serviços, o dinheiro, as propriedades – tudo pertence a Deus. Quando nos dispomos a cooperar financeiramente com a sua obra, estamos simplesmente devolvendo-Lhe parte do que dEle recebemos. Deus recebe a oferta que oferecemos aos missionários, e se compromete abençoar-nos e suprir todas as nossas necessidades. As missões são sustentadas exclusivamente com as nossas contribuições. Se não contribuirmos, o Reino de Deus sofrerá. A Bíblia nos ensina que aqueles

E quanto àqueles que nunca ouviram falar de Jesus Cristo?

  Homens e mulheres estão condenados ao inferno com base em si ou não ouviram falar de Jesus Cristo. Pelo contrário, são justamente condenado baseado no fato de que eles são pecadores . Na verdade, eles são pecadores que não conseguiram agir de forma responsável no que Deus revelou a eles - seja através da luz da criação (Romanos 1), através da luz da consciência ( Romanos 2) ou através da luz de Cristo (Romanos 3). Se as pessoas respondem à luz que têm, então Deus enviou a luz do Evangelho. Porque ninguém tem mantido no escuro sobre a existência de Deus, todos são responsáveis ​​diretamente a ele (Lucas 12:47-48 ).  Embora a Bíblia diz que Cristo é o único Salvador (Atos 4:12) , também afirma que Deus é verdadeiramente justo (Jó 34:12) e que Ele ama a humanidade com amor eterno (João 3:16) . Vamos, portanto , qualquer trabalho para trazer a mensagem de Deus de reconciliação para um mundo em desesperada necessidade de salvação (